sábado, 10 de maio de 2008

PROJETO SEMI-ÁRIDO


PAIC



AÇÕES E PROJETOS PARA TODA A VIDA.

Reunimos os pais à sensibilização do projeto, afim de, juntos desenvolver
as atividades desse tema, favorecendo um conhecimento melhor de sua região, ou seja plantas, cultura popular, clima, animais, contribuindo de fato para a melhoria de vida dos moradores da comunidade de santa Tereza, de modo que cada um consiga conviver melhor com as potencialidades existentes em sua região.



A ESCOLA: UM AMBIENTE SAUDÁVEL


Nossa proposta pedagógica ultrapassa as quatro paredes das salas de aula proporcionando momento dinâmicos, como forma de melhorar sua auto estemina, criatividade, autonomia, bem como a construção de seus conhecimentos, por meio do lúdico.

A ESCOLA ACOLHE AOS ALUNOS

A Escola de Ensino Fundamental Professor Paulo Freire, localizada na zona rural, em Santa Tereza, distrito de Aracati, atende um total de 360 alunos nas modalidades de educação infantil 26 alunos, no ensino fundamental I 155 alunos e no fundAamental II 211 alunos, inclusive parte dos alunos que recebemos são das comunidades vizinhas Oferecemos um espaço amplo capaz de comportar toda essa demanda, com área de recreação, espaço bem arborizado, com jardim, etc. Sabemos que ainda falta muito para uma escola perfeita, mas estamos trabalhando para a contrução de um ambiente acolhedor e uma educação de qualidade.







EDUCAÇÃO E A CONVIVÊNCIA COM O SEMI-ÁRIDO

Estamos desenvolvendo em nossa escola o projeto semi-árido, o qual estamos tendo um bom aprendizado, pois dessa forma descobrimos o potencial que existe em nossa comunidade e que apesar das dificuldades apresentadas encontramos uma luz no fim do túnel, o que está faltando é um pouco mais de consciência ecológica e aproveitar os recursos que nossas terras oferecem. E para esclarecer mais sobre o uso adequado dos solos e como usufruir de maneira consciente convidamos um agricultor empreendedor rural, Raimundo Nonato Batista de Freitas que ilustrou muito bemo momento. Na sua abordagem ele falou dos tipos de solos, das plantas da região, da monocultura, e aproveitou o mpomento para incentivar aos alunos em seus estudos, enfim
foi bastante produtivo o momento, espera-se que tenha de
fato, contribuído para uma aprendizagem satisfatória.


SOLOS E VEGETAÇÃO DA COMUNIDADE


















Essa comunidade é abençoada mesmo, pois além de todas essas atribuições possui um clima bastante agradável, solo riquíssimo capaz de dá bons frutos, como o milho, feijão, mandioca, etc. e um visual de uma paisagem belíssima, capaz de atrair a todos que por ali passarem.

Nenhum comentário: